Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!

A rodada de oficinas consultivas para discutir alterações em bairros onde há necessidade de ampliação do perímetro urbano de Lauro Müller foi encerrada na noite de segunda-feira (29). A última reunião aconteceu no Distrito de Barro Branco e recebeu moradores do KM 01, Mina Nova, Farroupilha e Palermo.


Foram realizadas 10 oficinas que reuniram moradores do Morro da Palha, KM 107, Itanema, Alto Cairú, Novo Horizonte (KM 12), Distrito de Guatá (em direção à Rocinha), Lageado, Rio Apertado, 1º Guatá (Guatá de Baixo e o trecho de ligação entre o Santa Bárbara e a Boa Vista), Amaral Rádio e Amaral Primeiro.


O objetivo das oficinas foi o de atender a população e suprir a necessidade de regularizar as áreas do município. As oficinas foram conduzidas pela Unesc, que está desenvolvendo os trabalhos de atualização do Plano Diretor e Projeto de Gestão Territorial, em conjunto com o município. Agora, a equipe da universidade vai levantar e organizar todas as informações discutidas com as comunidades e apresentar um documento que vai ser avaliado pelo Conselho da Cidade. Com a aprovação desse apanhado, o documento final será levado apara discussão pública, em audiência que será marcada e, após, encaminhado para a Câmara de Vereadores para avaliação.



A avaliação da Secretária de Administração, Ana Rubia Prestes Cesconetto, é positiva. “Tivemos boa participação das comunidades, com os moradores discutindo as mudanças no Plano Diretor para seus bairros. Fazemos a revisão necessária partindo das reais necessidades de cada área, com as pessoas definindo o que é ou não importante. A construção dessa atualização está sendo feita com a participação de todos”, afirma.


Para o Prefeito Valdir Fontanella a importância das oficinas consultivas é trazer as reais necessidades de cada bairro para construir as atualizações para ao Plano Diretor do município. “Os moradores definem suas prioridades, o que é ou não importante para cada bairro. Nós ouvimos e damos voz para que participem da construção desse documento, importante para o crescimento ordenado do nosso município”, diz o prefeito.


Colaboração: Muriel Ricardo Albonico – Ascom – Município de Lauro Müller