Está sem tempo para ler? Aperte o reproduzir abaixo e ouça o post em áudio!

A Câmara de Vereadores de Urussanga promoveu na noite desta terça-feira (12) uma Sessão Solene em homenagem a Associação do Bowl de Urussanga (ABOU). A homenagem foi feita pelos trinta anos da Pista do Bowl e de vinte e cinco anos do Campeonato Urussanga Skate Park. O Bowl foi criado na década de 1970 por skatistas de Santa Mônica, Califórnia/EUA, e se caracteriza pela prática do esporte em piscinas vazias.


Desde a construção da Pista do Bowl em Urussanga na década de oitenta, iniciada pelo Ex-Prefeito Ado Cassetari Vieira (in memoriam), aconteceram vinte e cinco edições do Campeonato Urussanga Skate Park. Atualmente a Pista do Bowl faz parte do patrimônio histórico do skate nacional, sendo a competição em Urussanga, considerada uma das mais tradicionais do Brasil.


Surgimento do Campeonato e Taça Kaue Damiani


Em 1990, durante a Festa do Vinho, foi realizada a inauguração oficial da pista, com a primeira edição do Campeonato Urussanga Skate Park. O Campeonato aconteceu pela inciativa da Fundação Municipal de Esporte e da Associação Sul Catarinense de Surf e Skate.



Atualmente os vencedores da competição recebem a taça Kaue Damiani, uma homenagem ao jovem que faleceu em virtude de acidente enquanto treinava na pista de Bowl. O jovem também foi lembrado durante a Sessão Solene, que foi representado pela sua mãe.


A ABOU


A Associação do Bowl de Urussanga foi fundada em 2017 com a participação de vinte sócios. O primeiro e atual Presidente é o skatista José Antônio Lapolli Rosso. A associação foi declarada de utilidade pública por meio da Lei Municipal nº 2.905 em 11 de setembro de 2019.


A história de sucesso do Bowl de Urussanga deve-se principalmente ao trabalho dos jovens Realdo Biz, Thiago Maragno, Alisson Jorge e Sandro Zanatta. Eles são responsáveis por incentivador a prática do skate e atuar na organização de eventos no Município.



O Presidente da Associação do Bowl de Urussanga (ABOU) José Antônio Lapolli Rosso agradeceu a homenagem recebida. Também destacou o trabalho dos pioneiros do esporte em Urussanga e todos que colaboram ainda hoje para o sucesso dos eventos realizados, num clima de amizade, voluntariado e vitórias.


A homenagem


O Vereador Elson Roberto Ramos (MDB) foi o autor da proposta da Sessão Solene. Ele ressaltou que o esporte tem importantes funções na vida das pessoas e que valorizar a prática de todas as modalidades é uma forma de valorizar o ser humano e sua qualidade de vida.


“A homenagem que o Legislativo Municipal presta nesta noite é uma forma de reconhecimento e de valorização à prática do skate board, bem como das pessoas que contribuíram para que esse esporte crescesse em Urussanga, ganhando níveis que extrapolaram as nossas fronteiras, levando consigo o nome de nossa Cidade”, destacou Elson.


Gilson Casagrande (PP), presidente do Legislativo Municipal, esteve presente. Ele parabenizou os membros da Diretoria da ABOU, os sócios fundadores, os idealizadores da pista e do Campeonato Urussanga Skate Park, os atletas e todos que de alguma forma contribuíram para a evolução do esporte no Município.






Participaram da Sessão Solene diversas autoridades municipais. Entre elas estava o atual Prefeito de Urussanga Luis Gustavo Cancellier que reiterou a importância do Skate de Urussanga para divulgação da cidade em todo o Brasil, Ele também mencionou o Ex-Prefeito Vanderlei Olívio Rosso, que foi responsável pela conclusão da pista de Bowl em 1989.


Colaboração: Wilson Adriani Jornalista/ JPSC-4394 – Assessor de Imprensa/Câmara de Vereadores Urussanga